ENTIDADES BENEFICIADAS

O Mais Atitude nos últimos anos tem ajudado várias entidades e pessoas físicas com necessidades especiais, que sejam carentes dos recursos que podem ser gerados através de eventos realizados pelo grupo.

Estes recursos são repassados através de equipamentos, reformas, aquisição de medicamentos, ou qualquer material que um grupo de voluntários nomeados do Instituto percebam ser necessário. Não repassamos ajuda em espécie (dinheiro).

Neste ano a proposição do grupo é dar continuidade na sua Missão, buscando a autosuficiência das entidades através de projetos apresentados pelas mesmas e avaliados por um corpo diretivo do Instituto.


Casa da Esperança Kibô-no-Iê

Em 20 de setembro de 1958, Koko Ichikawa pisava em solo brasileiro, dando início à sua árdua jornada. Funda a Casa da Esperança – Kibô-no-iê que hoje ampara 89 internos, todos com deficiência mental e alguns com deficiência física. Eles vivem na entidade, na maioria dos casos, por toda a vida, pois a sua reintegração na sociedade é praticamente impossível. Inicialmente, pelo grau de deficiência mental, seguido pela situação dos pais que, além de não ter estrutura para receber o interno, acabam por envelhecer e falecer, deixando-o totalmente dependente da entidade.

O Instituto Mais Atitude tem nesta organização social uma grande parceira. Mesmo fazendo parte de nossa missão estar sempre apoiando os eventos destinados a arrecadar fundos para sua manutenção (como a Festa do Verde onde o Mais Atitude mobiliza mais de 40 voluntários),a Kibô-no-iê é nossa parceira em diversas ações sociais independente da entidade a ser beneficiada.

Atualmente a entidade é Presidida pelo Sr. Jairo Uemura e um grupo de diretores executivos administram um corpo de sete funcionários no escritório de São Paulo e 69 funcionários na sede da entidade, incluindo profissionais como médico, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga, enfermeiras e instrutores.

Na entidade, a receita é decorrente da arrecadação:

- de contribuição de familiares dos internos que podem colaborar;

- da contribuição de associados;

- da revenda de bens recebidos em doação;

- dos resultados de eventos beneficentes;

- de outras contribuições da sociedade.



Casa de Lívia

No mês das crianças o Mais Atitude promove uma grande festa, com distribuição de presentes, brincadeiras, mágicos, muita música e comida gostosa junto a 100 crianças amparadas por esta instituição. Um grupo de mais de 30 voluntários se mobiliza para ajudar a casa a contribuir para o aprimoramento da criança como elemento de progresso da família, célula base da humanidade.

Este projeto visa criar e manter creches, centros de juventude, clube de mães com cursos de orientação maternal e demais serviços filantrópicos de ajuda e reajustamento aos necessitados, objetivando a promoção do indivíduo ou grupo socioeconômico familiar, com recursos próprios ou com auxílio dos poderes públicos e da comunidade em geral.

Criar e manter serviços assistenciais e promocionais de amparo aos necessitados em geral, sem distinção de raça, sexo, cor, condição social, credo político, religioso ou de quaisquer outras naturezas. São realizadas semanalmente palestras com foco na família para os pais, enquanto as crianças assistem aulas na escolinha cristã mantida pela casa. Esta casa assistencial espírita mantém também salas de aula/laboratório profissionalizantes formando encanadores, eletricistas e pedreiros.



Casa do PAC

A Casa do PAC é uma entidade beneficente que abriga até 25 crianças e adolescentes órfãos, retirados dos pais por maus tratos ou que correm algum risco social. Fundada em 2006 pela iniciativa de um grupo de amigos, sobrevive de doações e trabalhos voluntários.

“Acreditamos em um mundo melhor, onde o amor que se doa multiplica-se em nós e transforma a vida dos que o recebem, proporcionando dias melhores para sempre!”

Seja destinando a quase totalidade do lucro da Copa Arita em 2010, ou servindo como grupo de apoio as festas do Projeto Abraço, o Mais Atitude colaborou com valores expressivos para a compra da sonhada sede própria.

Nestes anos, mais de 100 crianças foram assistidas pelo PAC.



Famílias

Em mais de 10 anos de existência, o Instituto Mais Atitude vem ajudando várias famílias que possuem crianças com quadros de doenças graves, crônicas e muitas vezes degenerativas. Procuramos além da ajuda material, levar ajuda psicológica. Durante o período que assistimos a estas famílias, um laço fraterno é criado entre as crianças e os voluntários do grupo responsáveis por este acompanhamento.

A menina Larissa, portadora de epidermólise bolhosa, recebeu apoio financeiro para seu tratamento, medicamentos, e reformas em seu lar. Sua mãe, que devido a gravidade da doença não podia trabalhar fora, recebeu verbas para compra de equipamento para fabricação de chocolates caseiros.

O menino Marcelinho, portador da mesma patologia, recebeu o material necessário para sua recuperação cirúrgica, roupas, alimentos etc. Seu pai, jardineiro de profissão, recebeu equipamentos modernos e mais potentes, que tornaram possível aumentar seu ganho e assim sua capacidade de assistir as necessidades de sua família extremamente carente.

Os irmãos Kauã e Kaique sofrem de Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença muscular, degenerativa e hoje são cadeirantes. A família, carente, morava em uma casa onde não era possível circularem as cadeiras de rodas que facilitavam a locomoção dos irmãos. O Mais Atitude reformou esta casa, ampliando seus espaços e hoje procura meios de dar maior apoio clínico a estas crianças.



Lar de idosos Vida Nova

Esta entidade possui sede própria e tem como missão manter a qualidade de vida de idosos carentes. Atende 32 internos a partir de 60 anos de idade, incluindo cadeirantes e acamados, e são assistidos por um corpo de 04 voluntários e 03 enfermeiros técnicos. A casa vive de doações de toda espécie, não recebem auxílio do governo, não possuem assistência voluntária de médicos, psiquiatras, odontológicos. Fazem acompanhamento com médicos do SUS.

Os fundadores Pedro e Regina eram voluntários da casa, que se localizava na cidade de Vargem, chegaram até a casa porque conheciam uma vizinha que tinha problemas mentais que necessitava de um lugar para ficar, pois os pais que cuidavam dela faleceram.

A casa foi fundada por um Frei, ele transferiu a casa para Atibaia, até que um dia o Frei pediu para a Regina cuidar da casa durante 15 dias, pois ele teria que fazer uma cirurgia, e desde este dia o Frei não voltou mais, ele havia feito muitas coisas erradas e fugiu assim que a bomba estava prestes a estourar. E quando foram ver nem Frei ele era...

A Regina foi na justiça, pois precisava resolver o que faria com os idosos, as dívidas...Foi nesse momento que ela resolveu levar estes idosos para a sua chácara, a promotora de justiça ajudou a fazer toda a documentação necessária e desde então a Regina, marido e filhos assumiram a casa. Neste momento esta é a entidade escolhida pelo Mais Atitude em 2012 para o Projeto de Sustentabilidade.

Foi nos apresentado recentemente uma minuta detalhada do que é necessário para atingir seus objetivos de obter os recursos mínimos necessários para que a Casa mantenha os internos com dignidade. O Instituto Mais Atitude neste momento estuda o que é necessário para tornar este projeto viável o quanto antes.



Lar São Vicente de Paula

A sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida pelas iniciais SSVP no Brasil, é uma organização e um movimento católico internacional de leigos.

Fundada em Paris-FR, no ano de 1833, pôr Antonio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se sob o influxo de justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros chamados de confrades e consocias ou simplesmente vicentinos.

O Instituto Mais Atitude realiza anualmente na época do Natal, um almoço no Recanto Sonho Meu, para dar carícias e um dia de muita alegria aos mais de 50 internos da unidade de Joanópolis.

São idosos atendidos em regime integral, com idade de 65 a 97 anos.O Lar São Vicente de Paula se mantêm através de verbas, doações da comunidade, parcerias e de trabalho voluntário.O Lar oferece aos seus internos, equipe de enfermagem 24 horas;

"Não basta fazer o bem. É preciso fazê-lo bem".

São Vicente de Paulo



TRIAGEM DAS ENTIDADES

O primeiro fator determinante para a escolha de uma entidade que receberá ajuda do Instituto Mais Atitude é a indicação de amigos que conheçam e possam dar referências sobre a real necessidade da organização, transparência de suas contas, ausência de trabalho efetivo de outros grupos de assistência social.

Feita a indicação, uma comissão de voluntários do Instituto, visita a entidade, entrevista seus dirigentes, conversa com seus internos, conhece suas instalações e suas necessidades mais prementes. Em seguida, um relatório é enviado ao corpo diretivo para que se decidam as ações que podem e devem ser tomadas.

Ações semelhantes são feitas também na hora de decidir sobre a ajuda a pessoas físicas.


PRECISA DE AJUDA?

Você conhece uma organização social que precisa de ajuda e que possui um trabalho sério e transparente?

É voluntário de algum grupo que tem como meta a construção de um mundo melhor?

Conhece uma família onde um ou mais membros se encontram em situação patológica que iniba sua capacidade de trabalho ou do responsável legal por seu sustento?

Entre em contato conosco, indique quem precisa de nossa ajuda e aproveite para se alistar em nosso grupo de voluntários. Juntos faremos a diferença na vida das pessoas.



©2013 COPYRIGHT - INSTITUTO MAIS ATITUDE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS